Conheça a sala de bate papo em 3d que esta revolucionando o mundo virtual

Envie suas receitas para nós .

Olá meus amigos e visitantes todos os dias estarei colocando receitas novas para tornar a sua cozinha cada vez mais gostosa.
Envie suas receitas para nós e postaremos em nosso blog.
Envie suas receitas para conadic@hotmail.com.br assunto nova receita o blog.

Nossos parceiros

sábado, 8 de dezembro de 2012

Pão Fofinho de Semolina




Ingredientes:

 *Xícara de chá: 190ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de sobremesa (usei colher-medida de ½ Tbsp) = 7,5ml  *Medidas rasas
1. 4 xícaras de farinha de trigo (460g)*
2. 2 xícaras de sêmola de trigo (266g) (usei De Cecco, di Grano Duro)
3. 1 pacote de fermento biológico seco (10g)** (usei Oetker) 

4. 1 colher de sopa rasa de açúcar
5. 1 ½ colher de sobremesa de sal (12g) (era 1 colher de sobremesa)
6. 2/3 de xícara de chá de manteiga derretida (120g)
7. 2 xícaras de chá de água morna (380ml)

Preparo
1. Na tigela grande da batedeira: ponha a farinha de trigo, a sêmola e o fermento; misture. Adicione os ingredientes 4 a 7 e misture bem. Ligue a batedeira, usando os ganchos de massa, e sove por 7 minutos***: use a velocidade média por 1 minuto e, depois, a velocidade média/alta por 6 minutos, até obter uma massa lisa e bem ligada****. Ponha a tigela dentro de um saco de lixo de 15 litros e dobre a boca do saco, para não entrar ar. Coloque no forno ou num armário sem vento e deixe crescer até dobrar de volume (levou 45 minutos, mas aqui em Fortaleza o clima é quente). 

2. Divida a massa em duas partes iguais. Numa superfície polvilhada com semolina, dê, com as mãos, o formato de um retângulo em cada metade da massa e abra com um rolo, mantendo o formato de retângulo. Enrole como rocambole, no sentido do comprido, e disponha numa assadeira retangular grande de 45x30x3,5cm (ou de 40x26x3,5 cm) polvilhada com sêmola. Se quiser, recheie com presunto e queijo antes de enrolar. Deixe crescer novamente em lugar protegido de vento até dobrar de volume (levou 40 minutos). Aos 20 minutos de crescimento, acenda o forno a 220º. Ao dobrar de volume, leve para assar por 30 minutos ou até dourar. Gire a parte de trás da forma para frente, aos 25 minutos, para corar por igual (se usar forno a gás). Quando retirar, remova imediatamente os pães da assadeira e ponha-os sobre uma grade. Aguarde 10 minutos e sirva. Se passar uma manteiguinha, prepare-se para se ajoelhar e comer fazendo huuuummmm...


*Para fazer pães, uso sempre a marca Finna, que contém 6g de proteína em 50g de farinha de trigo, isto é, 12% de proteína, resultando em maior quantidade de glúten e num pão mais ligado, de melhor qualidade. As farinhas com 5g de proteína (10%) em 50g farinha de trigo produzem menos glúten, sendo melhores para bolos, onde se deseja uma massa mais quebradiça. Para saber a quantidade de proteína, basta verificar a tabela de Informação Nutricional, no verso da embalagem da farinha de trigo.

**1 pacote de 10g de fermento biológico seco= 2 colheres de sopa rasas 

***O tempo de sova vai depender da batedeira, podendo ser maior ou menor, dependendo da potência. Minha batedeira é uma Walita antiga (2008), com 300w de potência, cinco velocidades, duas tigelas e dois pares de batedores; um destes é um par de ganchos para massas pesadas, cujo formato lembra um saca-rolha. Uso os ganchos voltados para o mesmo lado. Sovam superbem.

****Orientação da Tânia, do Zakuskas: Ou sove bastante, trabalhando bem a massa até que desgrude das mãos ou coloque na MFP na função sovar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário